domingo, 22 de março de 2009

QUAL A ESPESSURA DO ENDOMÉTRIO CORRETA?

Figura 1. Imagem longitudinal do útero pela via transvaginal.
Figura 2. Corte longitudinal do útero mostrando o DIU dentro da cavidade uterina e o endométrio mensurado no corpo, variando entre 5.0 e 6.8mm.

Figura 3. Corte transversal do útero mostrando o DIU dentro da cavidade uterina e o endométrio mensurado no corpo, variando entre 2.3 e 2.4mm


Realizamos um ultrassom de pelve em 18/03/2009 em uma paciente com 42anos, no sétimo dia do ciclo menstrual, assintomática. Neste exame constatamos que apresentava DIU bem posicionado na cavidade uterina e a imagem ultrassonográfica, obtida pelo módulo B em escala de cinza pela via transvaginal, permitiu identificar que o DIU tinha formato em T (usualmente T de cobre), conforme mostrado na figura 1.

A paciente, que se encontrava no sétimo dia do ciclo menstrual, conforme comentado previamente, referia que o sangramento menstrual havia cessado no dia anterior. Ao retirarmos o transdutor transvaginal não detectamos vestígios de sangue aderido ao preservativo. A medida da camada única do endométrio (para não incluir o DIU nas dimensões do endométrio) foi de:
5.0 a 6.8mm pelo corte longitudinal (figura 2);
2.3 a 2.4mm pelo corte transversal (figura 3).
A minha pergunta é: qual das duas medidas está correta? E a resposta a esta pergunta tem implicações nas hipóteses diagnósticas que eu colocaria na conclusão. Eu teria duas possibilidades a serem consideradas:
Se a medida correta for de 5.0 a 6.8mm, para camada única equivaleria a endométrio de 10.0 a 13.6mm de espessura total (camada dupla), sendo normal até 2.0-3.0mm para esta fase do ciclo (camada única) ou 4.0 a 6.0mm (camada dupla), ou seja , o endométrio estaria significantemente espessado e possivelmente corresponderia a hiperplasia endometrial ou pólipos endometriais .
Se a medida correta for de 2.3 a 2.4mm, para camada única no sétimo dia do ciclo menstrual, equivaleria a endométrio de 4.6 a 4.8mm de espessura total (camada dupla), sendo normal até 2.0-3.0mm para esta fase do ciclo (camada única) ou 4.0 a 6.0mm (camada dupla), ou seja, o endométrio estaria com espessura normal e não necessitaríamos colocar nenhuma hipótese diagnóstica patológica.
Podemos antecipar que as imagens apresentadas permitem deduzir corretamente a espessura correta, mas o que interessa é saber qual é a correta e porque.
Residentes colaboradores:
DRA. KÁTIA ANDRIONI

10 Comentários:

Às 22 de março de 2009 15:56 , Blogger dr2901 disse...

Eu sempre opto pela medida maior que eu consigo pela via transvaginal no corte longitudinal. E portanto eu ficaria com a hipótese de espessamento endometrial patológico.
Mauro Sérgio Machado.

 
Às 23 de março de 2009 16:56 , Blogger Priscila Kerr disse...

ai Mamis! tem até blogo, q chic hein??? bem vinda a nova era!! todo sucesso!
pri

 
Às 23 de março de 2009 23:43 , Anonymous Ancarpro disse...

O corte longitudinal mostra o corpo do DIU e uma das hastes horizontais, não creio que seja adequado. O corte transversal, que parece ser o longitudinal, aliás, acredito que seja o longitudinal, acaba sendo o mais adequado.

 
Às 24 de março de 2009 09:11 , Blogger reinaldo disse...

FICARIA COM A OPÇÃO DE ENDOMÉTRIO ESPESSADO ( CORTE LONGITUDINAL). GOSTARIA DE PARABENIZAR PELA INICIATIVA DO BLOG , O QUE PRA NÓS QUE VIVEMOS NO INTERIOR DO PAÍS TORNA-SE UMA FERRAMENTA A MAIS PARA TROCA DE IDÉIAS . UM GRANDE ABRAÇO. DR. REINALDO B. FIGUEIRA

 
Às 24 de março de 2009 13:29 , Anonymous lucia disse...

Parabéns pelo blog!Como a Priscila disse,está muito moderna!Acho esta forma de interatividade informal um grande veículo de comunicação para todos nós da área.
Quanto ao caso,consideraria a maior espessura no corte longitudinal.A medida no corte transversal não é a indicada para o endométrio. Por que a senhora aventou esta medida? a realiza de rotina? Um abraço,Lucia Shaedler.

 
Às 25 de março de 2009 22:24 , Anonymous Anônimo disse...

Parabens pelo Blog.
A medida da espessura do endométrio deve ser feita no corte longitudinal do útero. Logo a medida correta é de 13,6 mm.

Dr. Cleber Mendes

 
Às 30 de março de 2009 22:30 , Anonymous Anônimo disse...

PARABÉNS!! GOSTEI, ESPERO VER E APRENDER COM OS COLEGAS,

 
Às 6 de abril de 2009 19:53 , Anonymous Marcos disse...

Acredito que p/ corretamente diagnosticar espessamento do endometrio em US 2D
deve se constatar a espessura nos dois cortes long e transv


Marcos Osorio
Meosorio@comcast.net

 
Às 6 de abril de 2009 22:22 , Blogger Maurício Machado da disse...

1 - errado; corte anatômico obliquado;
2 - errado, corte anatômico coronal;
3 - correto, corte anatômico longitutinal, provavelmente por uma rotação entre o corpo e colo uterino.
Um abraço,
Maurício.

 
Às 16 de março de 2010 14:11 , Blogger cinha disse...

Tenho 33 anos e estou com o endométrio espessado em 14,8mm de espessura e o meu ginicologista me passou anticoncepcional para segurar a menstruação,só que não adiantou ela desceu e desce demais em até 2 vezes ao mês com muito sangue e placas de sangue ele quer que eu tire o útero,já tenho 2 filhos e sou ligada .Qual é a sua opinião?

 

Postar um comentário

<< Início